Criação de branch

Padrão de Versionamento Git-flow

No diagrama abaixo, apresentamos um padrão de versionamento conhecido no mercado como git-flow. Este modelo foi concebido de maneira simples e direta com o intuito de exemplificar o fluxo de trabalho utilizando o git-flow. Vale ressaltar que ele pode ser incrementado com outros pontos do git-flow comumente utilizados no mercado.

Diagrama Git-flow

Passo a Passo:

1 - Criação de uma Issue no GitLab

É criada uma issue no GitLab dentro do repositório, direcionando uma tarefa ao programador.

2 - Criação de uma Branch a partir da Issue

O programador, por sua vez, cria uma branch a partir da issue/demanda. A imagem abaixo mostra onde realizar a criação da branch a partir da issue, dentro da tela da própria issue.

Passo 2 - Criação de uma Branch

3 - Criação de Branches para Tarefas Específicas

A partir da branch da issue/demanda, o programador cria uma branch para cada tarefa dentro da sua demanda principal. Exemplo: 542-SEGAUTO-RQ001, 542-SEGAUTO-RQ002, 542-SEGAUTO-RQ003.

4 - Merge Request (MR)

Depois que o desenvolvimento da tarefa é concluído, é feito um Merge Request (MR) da branch da tarefa para a branch da demanda que ele recebeu. Isso facilita a revisão do código, focando apenas na parte que foi alterada. A imagem abaixo é um exemplo de como definir a branch fonte (aquela que você vai criar o MR) e a branch de destino que receberá a solicitação de merge.

Exemplo de MR

Os padrões para um merge request estarão em um tópico dedicado: Padrões de MR (Clique aqui)