Arquivo de Configuração

O arquivo de configuração é um arquivo XML com o nome igual ao do serviço com ".config" como extenção do arquivo e que precisa estar na mesma pasta onde está instalado o serviço. Abaixo temos um exemplo de um arquivo de configuração:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<Config>
   <Application DefaultSecurityDriver="ConexoSecurityDriver" Timeout="320" EnabledChannels="AGENCIA,BANSEG,CORRETOR">
      <Service Name="svportal" DisplayName="CONEXO - PORTAL" Description="Portal de Sistemas" Port="10001" />
      <Database ActiveConnectionString="SGS">
         <Local>Provider=SQLOLEDB.1;Persist Security Info=True;User ID=sa;;Initial Catalog=bd_vgbl;Data Source=localhost;Application Name=Patrimonial;cxsqldialect=SQLServer</Local>
         <SGS>Provider=SQLOLEDB.1;Persist Security Info=True;User ID=sa;Initial Catalog=BD_SGS;Data Source=srp1vd1;Application Name=Portal</SGS>
      </Database>
      <Options SessionTimeout="3660" AllowPasswordChange="1" TestEnvironment="2" URL="" />
      <SegurancaCorretorBanseg ConnectionString="Provider=SQLOLEDB.1;Password=conexo;Persist Security Info=True;Data Source=srp1vd1;Application Name=Portal;cxsqldialect=SQLServer" />
      <LDAP Host="srp1.conexops.com.br" Port="389" UserNameTemplate="%username%@conexops.com.br" />
      <UseXMLEncode version="1" />
   </Application>
   <Systems>
      <System Code="50" Name="Patrimonial" ServerName="localhost" ServicePort="5361" ClientBPLName="patrimonial_acessoexterno.bpl" EnabledChannels="CORRETOR,AGENCIA" />
      <System Code="53" Name="Automóvel" ServerName="localhost" ServicePort="5563" ClientBPLName="automovel.bpl" EnabledChannels="BANSEG,CORRETOR,AGENCIA" />
      <System Code="50" Name="VGBL" ServerName="localhost" ServicePort="5355" ClientBPLName="vgbl_cli.bpl" EnabledChannels="AGENCIA,BANSEG" />
   </Systems>
</Config>

Existem duas tags principais: Application e Systems. A primeira tem várias "subtags" para configurar o serviço em si e a segunda tem a lista de serviços que são disponibilizados aos clientes.

Tag "Application"

A tag “Application” engloba várias outras tags e ela possui os seguintes atributos:

Atributo

Função

DefaultSecurityDriver Informar qual é o driver de segurança que o portal server utiliza. Pode assumir os seguintes valores: NativeSecurityDriver, ConexoSecurityDriver, BanestesLDAPSecurityDriver, CorretorBansegSecurityDriver.
Timeout Alterar o timeout (em segundos) de sessão da aplicação. O valor padrão é 1800 (30 minutos). Se o cliente ultrapassar este tempo sem enviar nenhuma mensagem, a conexão é terminada.
EnabledChannels É utilizado para habilitar o acesso a aplicação apenas para clientes de determinados canais, os canais habilitados devem estar separados por vírgula (sem espaço). O nome do canal é case sensitive. Se não for informado, apenas serão aceitos clientes que não especificarem o canal ao abrir sessão. Se informado, apenas clientes que especificarem o canal ao abrir sessão presentes na lista de canais habilitados serão aceitos. Utilize o valor “All” para permitir acesso a todos os clientes que especificarem um canal qualquer.
Tag "Options"

A tag “Options” fica dentro da tag “Application” e possui os seguintes atributos:

Atributo Função
AllowPasswordChange Informar se é oferecida ao usuário a opção de trocar a senha dentro do portal cliente. O valor zero indica que não é permitido, valores diferente de zero indicam que é permitida a troca de senha.
SessionTimeout Tempo de sessão que será mostrado no portal cliente, se não for informado o portal cliente não controlará e não mostrará o tempo restante da sessão corrente. Deve ser configurado com um tempo menor que o tempo de sessão do servidor do portal.
TestEnvironment

Indica qual é o ambiente que o portal server está atendendo. Pode assumir os seguintes valores:

0 – Produção

1 – Homologação

2 – Desenvolvimento

Se esse atributo não for informado, o portal server assume que está executando no ambiente de produção.
URL Indica qual página da internet será exibida no portal cliente quando nenhum sistema estiver em execução. Se não for informada, nenhuma página da internet será exibida.
Tag "LDAP"

A tag “LDAP” fica dentro da tag “Application”. Ela só é necessária quando o driver de segurança for o BanestesLDAPSecurityDriver, e possui os seguintes atributos:

Atributo Função
Host Informar qual é o servidor LDAP que será utilizado para autenticar o usuário.
Port Informar qual é a porta do servidor LDAP que será utilizado para autenticar o usuário.
UserNameTemplate Indica como deve ser formatado o nome do usuário informado no login para autenticação no servidor LDAP. A palavra chave %username% é substituída pelo usuário informado no login.
Tag "SegurancaCorretorBanseg"

A tag “SegurancaCorretorBanseg” fica dentro da tag “Application”. Ela só é necessária quando o driver de segurança for o CorretorBansegSecurityDriver, e possui os seguintes atributos:

Atributo Função
ConnectionString Informar qual é a connection string para conexão com o banco de dados que é utilizado pelo sistema da sala do corretor e que possui o cadastro dos usuários da sala do corretor.
Tag "Service"

A tag “Service” fica dentro da tag “Application”. Ela é obrigatória e possui os seguintes atributos:

Atributo Função
Name Especifica um nome único do serviço para o Windows. Esse nome é utilizado para iniciar e parar o serviço utilizando o comando do Windows “net start” e “net stop”, respectivamente.
DisplayName Especifica o nome estendido do serviço que será mostrado na console de serviços do Windows.
Description Especifica a descrição do serviço que será mostrado na console de serviços do Windows.
Port Especifica a porta TCP/IP em que o servidor de caso de uso irá aceitar conexões de clientes, sendo que não podem existir duas instâncias de servidor em uma mesma porta.
Tag "DataBase"

A tag “Database” fica dentro da tag “Application”. Ela é obrigatória e possui uma ou várias tags filhas que possuem uma string válida de conexão ao banco de dados.

Atributo Função
ActiveConnectionString Indica qual tag filha será utilizada para efetuar a conexão com o banco de dados.
Tag "UseXMLEncode"

A tag “UseXMLEncode” fica dentro da tag “Application”. Ela é obrigatória e possui o seguinte atributo:

Atributo Função
Version Esse atributo indica qual versão de codificação para XML é utilizada, atualmente apenas a versão “1” é aceita.
Tag "System"

A tag “Systems” engloba uma ou mais tags filhas “System”. Cada tag “System” é um sistema que é disponibilizado ao usuário, e possui os seguintes atributos:

Atributo Função
Code Especifica o código do sistema que será executado.
Name Especifica o nome que aparece na drop-down de sistemas no portal cliente.
ServerName Especifica o nome do servidor onde o serviço está em execução.
ServicePort Especifica a porta do servidor onde o serviço está em execução.
ClientBPLName Informa o nome do arquivo BPL que implementa o cliente para o sistema.
EnabledChannels É utilizado para habilitar o acesso a aplicação apenas para clientes de determinados canais, os canais habilitados devem estar separados por vírgula (sem espaço). O nome do canal é case sensitive. Se não for informado, apenas serão aceitos clientes que não especificarem o canal ao abrir sessão. Se informado, apenas clientes que especificarem o canal ao abrir sessão presentes na lista de canais habilitados serão aceitos. Utilize o valor “All” para permitir acesso a todos os clientes que especificarem um canal qualquer.